A Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica da UFV é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade integrar o estudante que já está na fase final do curso de licenciatura (a partir do 5º período) ao estágio supervisionado em uma escola de Educação Básica.

A inserção dos licenciandos, chamados residentes, é acompanhada pelo docente-orientador e pelo preceptor (professor da escola) que, juntos, tecerão relações entre si e com os alunos, a fim de promover aprendizados e experimentações práticas da formação dos futuros profissionais da educação.

Essa ação integra a Política Nacional de Formação de Professores, no intuito de:
I. Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
II. Induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
III. Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.
IV. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Coordenação Institucional: Prof. Dra. Esther Giacomini Silva

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados